Testemunhos

header arrow

Ana Sanches

Ana Sanches

Viver o dia-a-dia com as nossas alunas hoje, já faz parte do meu dia-a-dia. Eu Ana, da Direcção do Apoio à Vida, tenho tido uma experiência muito gratificante. Aceitei este desafio com muito amor e alegria e é com imenso orgulho em toda a nossa equipa que gosto de entregar os diplomas às nossas alunas.
Na Escola de Talentos a grande obra é a transformação e capacitação das alunas. Acreditamos que o nosso amor, o nosso trabalho e a nossa entrega por estas mulheres irão transformar as suas vidas e as vidas dos seus filhos depois de estarem connosco três meses.

Queremos que estas mulheres seleccionadas para a Escola sejam olhadas, vistas, ensinadas e abraçadas, a partir da dignidade que têm. Queremos que possam contar com todo o empenho e coração de toda a equipa técnica e de voluntárias que as acompanham dia a dia.

Dentro do Apoio à Vida, coube-me em equipa arrancar com o primeiro curso de formação profissional para 6 “mães” em Abril de 2014. Começar a Escola de Talentos para mudar uma vida era um grande desafio, mas os resultados estão à vista: “Formamos para a vida”, é mesmo o nosso verdadeiro lema!

Este projecto tem crescido com o conhecimento que vamos acumulando dos vários cursos. Um dos factores de sucesso tem sido o número reduzido de alunas por curso, o que nos tem permitido obter um conhecimento profundo de cada uma delas. Conhecer as características próprias de cada uma tem sido determinante para escolhermos a casa/empresa/empregador certa para cada uma delas.

Aprendemos, por exemplo, que o módulo de Formação Humana é tão importante e transformador, que passou a ser transversal a todos os módulos. Para isso temo-nos empenhado em dar formação (coaching de grupo) às nossas formadoras para conseguirem transformar as nossas alunas e torná-las independentes, evitando uma solução de carácter assistencialista permanente.

A consciência de que o vínculo com o trabalho poderá ser muito importante na vida delas está cada vez mais presente na nossa missão. Não basta encontrar um trabalho, é fundamental que esse possa ser de longa duração e que seja de qualidade.

O conhecimento da história de vida de cada uma destas mulheres ensinou-me que aprender conceitos tão simples como dignidade, alegria e dar, podem mudar as suas vidas. O impacto de um emprego estável numa família é enorme e atinge uma série de pessoas à sua volta.

Uma certeza tenho depois de dois anos de trabalho, elas vão daqui com um coração mais alegre, mais confiantes e a acreditar que é possível mudar! Não vão daqui empregadas perfeitas, vão mulheres mais felizes, aptas a enfrentar um novo desafio.
Acabo com estas 3 frases de que nunca me esqueço quando olho para elas todas os dias.
“… nunca ninguém me tinha dado nada”;
“… aprendi que é bom fazer bem”;
“…aqui sou feliz, não quero sair”.