FAMÍLIAS EM CASA
ACOMPANHAMOS VIDAS REAIS
Este projeto surgiu da necessidade de apoiar as famílias de forma mais próxima e consistente, respondendo à fragilidade da rede de suporte de tantas mulheres que nos procuram.
A própria casa, ou lar, é o ambiente ideal para a criação e promoção das relações. É através de visitas domiciliárias regulares – atempadamente combinadas – que podemos abranger mais membros da família.
Esta intervenção tem como objetivo a promoção de competências pessoais, parentais e sociais, bem como a prevenção de situações de negligência e/ou risco.
Dentro desta área de atuação, temos dois programas:
-
INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL NO DOMICÍLIO Não a deixamos sozinha, vamos a sua casa
Fazemos visitas domiciliárias para ajudar a criar um sistema de suporte de longa duração e apoiar a construção de um projeto de maternidade consistente. O formato é flexível e a periodicidade é definida e adaptada caso a caso. Pode incluir, entre outros, visitas pontuais a uma grávida de repouso, apoio no cuidado da casa ou ajuda em situações específicas identificadas pela família.
-
PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARENTAIS Porque nem sempre sabemos o que fazer
Tem por base o Modelo Touchpoints de Brazelton, criado para promover as capacidades dos pais na resposta às etapas do desenvolvimento físico, cognitivo e socio-afetivo do bebé.
- 1