Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Saber mais | Continuar
  • 1

Fale connosco pelo

linha-telefonica

 linha confidencial, 24h

Se preferir, escreva-nos aqui ou envie-nos uma mensagem no WhatsApp 911 011 480 (dias úteis, das 9h às 17h)

CASA DE SANTA ISABEL

ACOLHEMOS AS MÃES QUE PRECISAM DE MAIS PAZ

casa santa isabel

Recebemos mães grávidas ou com bebés recém-nascidos que precisam de um lugar calmo para viver.

Quando o enquadramento familiar das grávidas que nos procuram não é favorável, o Apoio à Vida pode recebê-las na Casa de Santa Isabel.

Seja por não terem estrutura familiar ou porque esta constitui um perigo para a mãe ou para o bebé, por vezes é necessário retirar as grávidas que nos procuram do meio em que vivem.

Por isso fundámos, em 2003, a Casa de Santa Isabel. Recebemos mães grávidas ou com bebés recém-nascidos e acompanhamos o seu desenvolvimento pessoal, apoiando-as com tudo o que for necessário para, cerca de um ano depois, cada uma possa prosseguir a sua vida com autonomia, responsabilidade e paz.

Situada junto à Praça da Figueira, em Lisboa, a Casa de Santa Isabel tem capacidade para acolher até 19 mães e crianças, incluindo uma vaga de emergência.

  • ACOMPANHAMENTO O dia a dia tem como base uma vivência familiar

    Com presença permanente na Casa, uma equipa multidisciplinar garante, a cada mãe, o apoio educativo, social ou psicológico, o encaminhamento para formações ou, ainda, apoio na procura de emprego, conforme cada caso. O dia a dia tem como base uma vivência familiar. Todas as mães participam nas tarefas domésticas, tanto na confeção de refeições e no tratamento de roupa como na limpeza e arrumação da casa. São as próprias mães que asseguram os cuidados básicos dos seus filhos, sempre apoiadas pela equipa.

  • FORMAÇÃO Preparar e capacitar cada mulher que vive connosco

    No período de acolhimento, as mães participam em formações de preparação para o parto, cuidados maternos, técnicas de procura de emprego, gestão orçamental e direitos e deveres sociais. Recebem ainda formação em grupo e individualmente, nas áreas da sexualidade e afetividade.

    Entre outras atividades de caracter lúdico, as mães participam no Projecto Darte, que promove sessões de arte como terapia, desenvolvendo competências sociais e artísticas e favorecendo a sua autoestima e autoconfiança. Este projeto põe em prática os talentos individuais de cada mãe, com a realização de trabalhos manuais, individuais ou em grupo.

  • PROJETO DE VIDA Esperança e condições para uma vida positiva

    A Casa de Santa Isabel privilegia a relação mãe-bebé. Ao mesmo tempo, proporciona às mães acolhidas a vivência da gravidez e da maternidade de forma adequada e positiva, com esperança, serenidade e todas as condições necessárias ao seu bem-estar. Sempre que possível, são envolvidos outros elementos da família na definição e concretização de um projeto de vida. Que, sobretudo, visa a reintegração familiar ou a autonomia das mães com os seus filhos.

  • 1