Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Saber mais | Continuar
  • 1
  • A consignação do seu IRS é muito importante para nós

    Marque o NIF 513 549 757

    • Modelo 3
    • Quadro 11
    • Campo 1101
  • 1

Fale connosco pelo

linha-telefonica

Linha GRATUITA e CONFIDENCIAL 24 horas

CASA DE SANTA ISABEL

ACOLHEMOS AS MÃES QUE PRECISAM DE MAIS PAZ

casa santa isabel

Recebemos mães grávidas ou com bebés recém-nascidos que precisam de um lugar calmo para viver.

Quando o enquadramento familiar das grávidas que nos procuram não é favorável, o Apoio à Vida pode recebê-las na Casa de Santa Isabel.

Seja por não terem estrutura familiar ou porque esta constitui um perigo para a mãe ou para o bebé, por vezes é necessário retirar as grávidas que nos procuram do meio em que vivem.

Por isso fundámos, em 2003, a Casa de Santa Isabel. Recebemos mães grávidas ou com bebés recém-nascidos e acompanhamos o seu desenvolvimento pessoal, apoiando-as com tudo o que for necessário para, cerca de um ano depois, cada uma possa prosseguir a sua vida com autonomia, responsabilidade e paz.

Situada junto à Praça da Figueira, em Lisboa, a Casa de Santa Isabel tem capacidade para acolher até 19 mães e crianças, incluindo uma vaga de emergência.

  • ACOMPANHAMENTO O dia a dia tem como base uma vivência familiar

    Com presença permanente na Casa, uma equipa multidisciplinar garante, a cada mãe, o apoio educativo, social ou psicológico, o encaminhamento para formações ou, ainda, apoio na procura de emprego, conforme cada caso. O dia a dia tem como base uma vivência familiar. Todas as mães participam nas tarefas domésticas, tanto na confeção de refeições e no tratamento de roupa como na limpeza e arrumação da casa. São as próprias mães que asseguram os cuidados básicos dos seus filhos, sempre apoiadas pela equipa.

  • FORMAÇÃO Preparar e capacitar cada mulher que vive connosco

    No período de acolhimento, as mães participam em formações de preparação para o parto, cuidados maternos, técnicas de procura de emprego, gestão orçamental e direitos e deveres sociais. Recebem ainda formação em grupo e individualmente, nas áreas da sexualidade e afetividade.

    Entre outras atividades de caracter lúdico, as mães participam no Projecto Darte, que promove sessões de arte como terapia, desenvolvendo competências sociais e artísticas e favorecendo a sua autoestima e autoconfiança. Este projeto põe em prática os talentos individuais de cada mãe, com a realização de trabalhos manuais, individuais ou em grupo.

  • PROJETO DE VIDA Esperança e condições para uma vida positiva

    A Casa de Santa Isabel privilegia a relação mãe-bebé. Ao mesmo tempo, proporciona às mães acolhidas a vivência da gravidez e da maternidade de forma adequada e positiva, com esperança, serenidade e todas as condições necessárias ao seu bem-estar. Sempre que possível, são envolvidos outros elementos da família na definição e concretização de um projeto de vida. Que, sobretudo, visa a reintegração familiar ou a autonomia das mães com os seus filhos.

  • 1