Lisboa | Portugal

façaumdonativo

As Boas Notícias do Apoio à Vida
JUNHO 2015

Antes de começarmos a contar as boas notícias vimos fazer um pedido de ajuda muito importante a cada um dos nossos amigos:

Campanha Voluntários

E agora as nossas boas notícias:

O que se passou em 2014

O Apoio à Vida continua a dedicar-se diariamente ao cumprimento da sua missão, nas suas diferentes valências.

Apoiamos 268 "novas" Mães no gabiente de atendimento externo e acolhemos 21 Mães grávidas na Casa de Santa Isabel

O que se passou em 2014 1Em 2014, a ajuda dos benfeitores e mecenas, aliada ao trabalho de toda a equipa, tornou possível acompanhar 268 “novas” Mães no Gabinete de Atendimento Externo, prestando serviços no âmbito social, psicológico, jurídico, clínico e, não menos importante, educativo.
Acolhemos 21 grávidas na Casa de Santa Isabel, onde, para além da preparação da gravidez e parto, lhes foi prestado todo o acompanhamento social e psicológico, bem como a formação necessária para a nova etapa das suas vidas e futura autonomia. Nesta Casa, nasceram 9 bebés.

Realizamos 86 visitas de acompanhamento domiciliário a mães com recém nascidos,  e ajudamos a colocar 51 mães no mercado de trabalho

Complementarmente aos atendimentos, foram realizadas, em 2014, 86 visitas domiciliárias de promoção de competências parentais, ensinando e estimulando estas capacidades e fomentando a relação Mãe-Bebé.

No domínio da inserção profissional, as Mães tiveram a oportunidade de participar em diversas actividades de procura de emprego, com o número de colocações no mercado de trabalho a ascender a 51.

Arrancou o primeiro curso da Escola de Talentos com vista à inserção profissional

Ainda em 2014, teve lugar, dentro da Escola de Talentos, o primeiro curso de Formação em Serviços Domésticos e de Apoio à Família, concebido para dar resposta à ausência de formação profissional nestas áreas e, assim, facilitar a colocação das Mães no mercado de trabalho. Decorreram 2 ciclos de formação, onde participaram um total de 12 Mães. Findo o curso, 11 destas Mães conseguiram uma colocação.

Desde 1998 já acompanhamos e apoiamos 3.219 mães grávidas e os seus bebés

Temos a ambição de apoiar muitas mais Mulheres. No entanto, orgulhamo-nos em afirmar que, desde 1998, já acompanhámos 3.182 grávidas e, desde2013, já acolhemos 137 Mães na Casa de Santa Isabel, onde entretanto já nasceram 83 bebés.


A generosidade das crianças

Fez seis anos, ainda é uma criança, mas a sua generosidade já é digna de destaque.

generosidade crianca apoioavida
Esta foi a segunda vez que o Lourenço decidiu, com a ajuda dos pais, ajudar as Mães e bebés do Apoio à Vida.

No seu aniversário, abdica de receber presentes, pedindo aos seus amigos bens para os bebés por nós acompanhados
.

O ano passado pediu produtos de higiene e este ano escolheu roupa de bebé! Veio com a sua família oferecê-la ao Apoio à Vida, dando-nos a oportunidade de lhe explicar como ajudamos as Mães e bebés.

Muito obrigado, Lourenço, por nos encheres o coração com a tua generosidade!


Aulas de Cozinha na Escola de Talentos

Assistimos a uma aula pela voluntária Chef Ana Gama

cozinha apoioavida1Um dos módulos lecionados na Formação em Serviços Domésticos e de Apoio à Família é a “Cozinha”. Uma aprendizagem fundamental para que estas Mães possam enriquecer os seus conhecimentos, sendo uma enorme mais-valia nos seus futuros empregos. 

Uma das formadoras deste módulo é a Chef Ana Gama, que, como voluntária e desde há já alguns anos, trabalha com o Apoio à Vida. Fomos assistir a uma aula e pedimos à Ana que nos relatasse esta experiência. 

"O nosso objectivo é ensiná-las a adaptar-se à cozinha portuguesa e ao mesmo tempo fazê-las felizes!"

“Depois de frequentarem este curso, as alunas ficam tecnicamente com noções básicas e gerais sobre a cozinha Portuguesa. Muitas delas são estrangeiras, não têm a nossa cultura e não fazem ideia dos hábitos alimentares dos portugueses nem o que gostam de comer. Muitas delas são boas a cozinhar, embora não seja à nossa maneira. As patroas procuram que se cozinhe à maneira delas e aqui tentamos aproximá-las da realidade onde vão trabalhar. Embora tenhamos uma grande preocupação em formá-las bem tecnicamente neste módulo de cozinha, há alturas em que a preocupação é dar-lhes mimo, fazê-las rir e ser um bocadinho uma terapia de grupo. Isto não é uma escola de hotelaria; o nosso objectivo é ensiná-las a adaptar-se à cozinha portuguesa e ao mesmo tempo fazê-las felizes!

"Sei que esta experiência lhes muda a vida!"

Acredito imenso neste projecto e aceitei com muito gosto o desafio de partilhar os meus conhecimentos com estas Mães. Gosto de ajudar, mas, acima de tudo, acredito que isto é muito importante para estas mulheres. Sei que esta experiência lhes muda a vida. Daqui levo pessoas novas, experiências únicas e o que também ‘aprendo’ com elas faz-me relativizar muito as coisas menos boas e dar imenso valor a tudo o que tenho!” 


 Mulheres Líderes

“Este workshop fez-me pensar de maneira diferente" concluiu uma das participantes

No passado mês de Abril, decorreu no Apoio à Vida o workshop “Mulheres Líderes - promoção de competências para a empregabilidade”, promovido pela Fundação PT – Programa Mão na Mão – com a colaboração da Tese.

Esta formação tinha como objectivos promover a adopção de competências-chave para a empregabilidade, promover o aumento das aspirações das participantes e facilitar a identificação de modelos pessoais positivos.

Três mulheres com histórias de sucesso deram o seu testemunho e criou-se uma dinâmica de grupo entre todas as participantes.
Esta sessão decorreu de forma muito interactiva, com a participação de todas, o que contribuiu consideravelmente para o sucesso do workshop.

Na voz de uma das participantes, “este workshop fez-me pensar de maneira diferente - ponho em prática os ensinamentos e tento todos os dias mudar as coisas que não me fazem feliz. Antes desta formação, não me ocorria que devesse tomar iniciativas para procurar ser feliz.” 


Uma manhã cheia de beleza

As Mães aprendem a cuidar da sua imagem pessoal e isso ajuda muito quando procuram emprego

beleza noapoioavida 1As Mães da Casa de Santa Isabel tiveram a oportunidade de participar num workshop de maquilhagem, em que, durante uma manhã, foram incentivadas a aumentar a sua auto-estima, explorando técnicas de maquilhagem simples, estimulando assim o recurso a uma imagem cuidada na inserção profissional.

Até as mães mais tímidas se entusiasmaram e envolveram

A formadora convidada, Helena Coelho, com uma grande empatia e humildade, conseguiu que até as mães mais tímidas se envolvessem e explorassem um tema que, ao início, todas recusaram.

Aos poucos, os braços cruzados e a cara trancada por “não ligarem nada a estas coisas e não usarem nada disto” foram substituídos por sorrisos de genuína satisfação com o resultado. Um processo gradual que ia aumentando a sua auto-confiança e as deixava ser quem quisessem naquele momento e que culminou com uma troca de roupa para “uma fotografia especial”.

Notava-se o seu entusiasmo, comprovado pelas três horas que passaram juntas, quando, de início, apenas estava programada uma hora! 


Reclusas Apoiam Grávidas

Apoio à Vida e Reklusas juntas por novos projectos de vida

Reklusas ajudam gravidasA parceria entre a Reklusa e o Apoio à Vida, da qual resultou o Baby Bag, teve origem numa enorme vontade de potenciar os recursos de ambas as Instituições, permitindo dar-lhes um maior destaque.

Embora com uma missão e um público-alvo distintos, a Reklusa e o Apoio à Vida trabalham, em última análise, para um fim comum – transformar e construir novos projectos de vida. Assim, ao pensarmos como poderíamos ligar estas duas causas, chegámos ao saco do bebé: um saco moderno, prático e original e, porque as Mães também merecem ser cuidadas, confeccionado com materiais de muito boa qualidade!

‘Reclusas apoiam Grávidas’ foi o mote para arrancarmos com esta parceria: a Reklusa desenvolveu e confeccionou o saco do bebé e o Apoio à Vida, por seu lado, assumiu a responsabilidade pela comunicação e produção de todos os materiais de divulgação.

No valor de venda de cada Baby Bag, uma parte reverte para o Apoio à Vida, o que constitui uma importante ajuda para o cumprimento da sua missão.

O Dia da Mãe foi a altura escolhida para o lançamento deste produto, tão útil a todas as Mães com bebés pequeninos. Aqui fica a nossa sugestão: se está à espera de bebé ou conhece alguém que o esteja, não hesite em adquirir este moderno, prático e divertido Baby Bag. Ao fazê-lo, recebe de oferta um muda-fraldas portátil e, ainda, um vale de 30% de desconto numa Session Family feita pela fotógrafa Joana Quintanilha!

Adelina – uma Mãe grávida de trinta cinco semanas acompanhada pelo Apoio à Vida – é a cara desta parceria, com a qual esperamos poder chegar a um grande número de pessoas.

O saco encontra-se à venda na Loja Reklusa – Rua das Amoreiras, n.º 69, em Lisboa.

Botao Lateral Historias Reais 1

botoeslaterais2