Lisboa | Portugal

façaumdonativo

As Boas Notícias do Apoio à Vida
AGOSTO 2014

 

Campanha Ser Mãe Vale Sempre a Pena

daniela 450NL

Daniela Ruah é a cara da nova campanha de sensibilização do Apoio à Vida. A actriz portuguesa, também ela a viver a experiência da maternidade há relativamente pouco tempo, deu a cara pelo Apoio à Vida, divulgando assim o trabalho da nossa Instituição junto de um maior número de grávidas em dificuldade.

O objectivo desta campanha, lançada no final de Julho, é o de divulgar o trabalho do Apoio à Vida ao maior número possível de Mães que possam ter dúvidas relativamente à sua gravidez, o que possibilitará ajudar muitos bebés a nascer.
De acordo com Manuel Faria Blanc, da Direcção do Apoio à Vida, “com esta campanha acreditamos ser possível chegar a um maior número de Mães que se encontram em dificuldade e que nem sequer sabem que existe esta possibilidade de ajuda”. “A visibilidade de uma actriz como a Daniela Ruah poderá ser muito importante para chegar a Mães que precisam de ajuda psicológica, social ou outra”, explica.

Estamos muito agradecidos à actriz, que com uma enorme simplicidade aceitou de imediato o nosso convite, à Back, nossa agência de comunicação, à Molotov, produtora que produziu o filme e spot de rádio, à Maura Costa e à On Shop, responsáveis pela fotografia e sua edição! Agradecemos ainda à MindShare, agência de meios que conseguiu tanto espaço para a nossa campanha! A todos os que se envolvem no nosso trabalho e se esforçam tanto para ajudar as Mães, o nosso MUITO OBRIGADO!
Veja o filme da campanha aqui:  


Escola de Talentos – Novo projecto

Escola450NL

É com enorme alegria que anunciamos o crescimento do Apoio à Vida e o novo desafio a que nos propusemos. Com a percepção da existência de falta de Formação Profissional das Mães e tendo em vista a sua futura colocação no mercado de trabalho, surgiu a “ESCOLA DE TALENTOS, Formamos para a vida.”
A ESCOLA DE TALENTOS é uma Escola de Formação, que tem lugar numa Casa-Modelo, onde formamos 6 Mães de cada vez, em cursos intensivos de 3 meses.

Aqui aprendem (através de aulas práticas e teóricas) a desempenhar as tarefas diárias numa Casa-Família, sensibilizando para a nossa Cultura, hábitos e costumes. Temos como missão ajudar as 6 Mães na Formação para a Vida a nível pessoal e na sua integração profissional! Após esta formação intensiva, as Mães estarão aptas a trabalhar com confiança e segurança em diversas vertentes. Nesta altura, recebem um certificado com a descriminação detalhada das tarefas desempenhadas e aprendidas, garantindo assim uma maior facilidade na sua colocação no mercado de trabalho. Durante um ano, existirão três ciclos de formação.

Cada ciclo é composto pelos seguintes módulos:
- Formação Humana – “Consegui um trabalho, vou abraçá-lo com dedicação!”
- Limpeza e Arrumação de uma Casa- “Tratar da Casa como se fosse a minha Casa!”
- Tratamento, Lavagem de Roupa e Costura – “Nódoas e Vincos, nunca mais!”
- Cozinha – “Vamos dar asas à Imaginação...”
- O Bebé e a Criança – “O tesouro...”
- O Idoso e os cuidados a ter – “Cuidar com todo o amor...”
- Extras – “Sapatos, Cães, Jardins e Afins..!”

O primeiro curso decorreu de Abril a Junho, estando as primeiras seis formandas todas empregadas. O arranque e desenvolvimento da Escola de Talentos só foram possíveis graças ao apoio do Barclays, a quem estamos verdadeiramente agradecidos por toda a generosidade e pela aposta neste projecto, que mudou já a vida de seis Mães.


GENA – Roubar Tempo ao Tempo

Gena300NLO espectáculo GENA – ROUBAR TEMPO AO TEMPO, que decorreu no passado dia 14 de Junho e cujas receitas reverteram para o Apoio à Vida, foi um enorme sucesso.

O Auditório Senhora da Boa Nova encheu-se para este tributo, feito a alguém que dedicou grande parte da sua vida aos outros!

Questionada sobre o porquê deste espectáculo, Mico Correa de Sá Castro, filha de Gena, respondeu: “Fomos desafiados pelo Apoio à Vida para ajudarmos a pôr de pé um espetáculo de homenagem à minha Mãe, Gena – ou tia Gena, como quase toda a gente a tratava. A sua maneira de ser alegre, o gosto pela música, com grande destaque para o Fado, a Fé e a sua forma de a viver, o amor por Nossa Senhora e a disponibilidade para os outros eram facetas da Gena que fizeram com que muitas pessoas se aproximassem dela ou para experimentar ir a pé a Fátima ou só para conversar ou desabafar. Muitos mudaram de vida; outros dizem que terem conhecido a tia Gena fez toda a diferença. Teve, assim, influência não só em nós, seus filhos, mas em muitas dezenas de outros “filhos” que lhe foram aparecendo ao longo da vida. Com a ajuda do Prof. Carlos Avilez, conseguimos recriar momentos da nossa vida com a nossa Mãe, assim como da Peregrinação a pé a Fátima que fazíamos todos os anos com ela e que continuamos a fazer como se ela ainda ali fosse no meio de nós. Muitos destes, nossos amigos de sempre, quiseram participar neste espetáculo em que cantámos, rimos, dançámos, rezámos, chorámos…”

Em nome de todas as Mães e bebés para quem reverte esta fantástica ajuda, muito obrigado


Livro de Orações pela Vida

Livro195NL“Orações pela Vida” é um pequeno livro que foi pensado para responder ao apelo de João Paulo II na sua encíclica Evangelium Vitae: “Respeita, defende, ama e serve a vida, cada vida humana! Somente por esta via encontrarás justiça, progresso, verdadeira liberdade, paz e felicidade!”


Seguindo um percurso de meditação baseado na Evangelium Vitae, este guia – que reúne uma série de orações pela vida e diversas sugestões práticas (modelos de vigílias pela vida, associações a apoiar, pequeno catecismo da vida) – pretende ser uma companhia para todos aqueles que se empenham na defesa da vida.
Se gostar de ter o livro, pode adquiri-lo na sede do Apoio à Vida.

 

 

 


 

Férias das Mães

Ferias300NLO mês de Julho é uma época de início de férias! Como tal, um grupo de 14 mães, 15 crianças, 8 voluntárias e 2 técnicas rumou com destino à Praia das Maçãs, para passar uma semana. Este ano fomos acolhidos na Casa Marinel, que o Exército de Salvação generosamente disponibilizou, gozando de uns dias de sol maravilhosos e uma vista fantástica sobre o mar. Banhos de sol e mergulhos, jogos e ateliers artísticos, descanso e boa disposição, nada melhor que um testemunho de uma mãe participante para contar o que lá se viveu.

“Antes de mais, apresento-me: chamo-me Maria do Rosário Cardoso Baldé, mãe de uma linda menina, Matilde Cardoso Baldé. Fizemos parte do grupo 5, "Teia Unida", com a Dra. Maria Costa, Dra. Elisabete e Dra. Joana. Quero desde já agradecer as férias que me foram dadas a mim e à minha filha, em que tive a oportunidade de conviver com pessoas de outras etnias e com situações próximas da minha, onde, directa e indirectamente, aprendi a respeitar melhor o espaço dos outros. Experimentámos a força da união como arma do trabalho de equipa, partilhámos umas com as outras (pois foi assim que Nosso Senhor Jesus Cristo ajudou todos os seus filhos), mostrando que a vontade de aprender é muita e nunca ocupa lugar a mais. Adorei ter estado na companhia das maravilhosas voluntárias e responsáveis; pois esta recolha de conhecimento a meu ver é recomendável.
Um muito Obrigado a todos que tornaram possíveis estas férias!”

botoeslaterais1

botoeslaterais31

botoeslaterais2