Lisboa | Portugal

façaumdonativo

As Boas Notícias do Apoio à Vida
FEVEREIRO 2014

Escolas - ok

Campanha de Angariação de Bens em Escolas

Crianças e Jovens sensíveis à acção social juntaram bens para ajudar mães e bebés do APOIO À VIDA.


Como vem sendo habitual no mês de Dezembro, várias escolas aderiram, mais uma vez, à Campanha de Angariação de Bens para o Apoio à Vida. Uma acção que permite ajudar as Mães que procuram diariamente a nossa Instituição.
Foi muito gratificante dar a conhecer a missão do APOIO À VIDA a tantas crianças e jovens. Muito obrigado pelo apoio e generosidade de todos os pais, alunos e professores do Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão, Faculdade de Psicologia de Lisboa, Maristas de Carcavelos, Colégio Pedro Arrupe, Colégio Raiz, Colégio São João de Brito e Colégio São Tomás. 


Bolachas Apoio à Vida - ok

Venda de Natal

Venda de Biscoitos de Areias, feitos pelas Mães da Casa de Santa Isabel, em empresas com preocupações de cariz social.


Realizámos vendas de Natal no Hotel da Estrela e nas empresas Groupama e Accenture, onde foram vendidos Sacos de Biscoitos de Areias feitos pelas Mães acolhidas na Casa de Santa Isabel. Foi uma iniciativa importante para a divulgação da nossa Instituição, que, envolvendo as próprias Mães, ajudou a dar continuidade ao nosso projeto e permitiu a angariação de alguns fundos. Estamos muito gratos pela forma como fomos recebidos nas entidades envolvidas. Muito Obrigado! 

 


Visitas de Natal foto - ok

Visitas de Natal

O contacto com famílias que necessitam de apoio manifesta-se numa troca de dar e receber inesquecível.

As Visitas de Natal consistem num desafio lançado a famílias ou grupos de amigos para se juntarem e fazerem uma visita a uma família acompanhada pelo Apoio à Vida. Esta iniciativa tem como objectivo dar uma particular atenção e algum conforto às famílias mais desfavorecidas, incluindo também a entrega de um cabaz de Natal. É uma experiencia gratificante para quem participa e onde todos dão e recebem, como se verifica no seguinte testemunho:
“Foi um privilégio participar nas Visitas de Natal do Apoio à Vida. Poderia dizer que “foi lindo ver as caras felizes das famílias quando receberam os cabazes que levávamos”, mas não. Nada disso. A maravilha foi que “ignoraram” os sacos e os presentes e focaram-se em nós, as quatro pessoas que os visitávamos. Abriram-nos as portas das suas casas, recebendo-nos com a generosidade de quem nos oferece o seu tempo e partilha afectos, risos, sonhos, jogos e biscoitos. Visitámos duas famílias - uma em Almada, a outra na Amadora - e, sendo muito diferentes, tivemos o mesmo calor no acolhimento. Como alguém dizia, ficámos na dúvida se fôramos nós a visitar ou se fôramos nós os visitados. Penso que aconteceram as duas coisas. Mas o desafio não se limitou à visita propriamente dita. Começou pelo modo como juntámos o grupo para fazer essas visitas: apesar de inicialmente a maioria das pessoas não se conhecer pessoalmente, acabou por ser um tempo muito rico em sintonia, entusiasmo e boa disposição. Fica um sentimento de enorme gratidão pela oportunidade de mergulhar nesta aventura. Graças ao Apoio à Vida, pelo trabalho belíssimo que faz com estas famílias que encontrámos estruturadas e felizes. Graças a quem proporcionou este desafio e sem o qual o meu Natal teria sido muito mais pobre e vazio. Graças a Nossa Senhora que teimou em ir connosco.” Testemunho de Joana Freudenthal.


DSC01462 - ok

Projeto Darte

Projeto educativo e terapêutico, realizado na Casa de Santa Isabel.

O Projeto Darte é um projeto educativo e terapêutico, liderado por Margarida Seruya e Carmo Coutinho. Tem como objetivo principal a criação de um espaço calmo, seguro e propício à partilha de experiências, sentimentos e necessidades. Neste âmbito, são realizadas sessões semanais, que compreendem três momentos: 

Conversa com as Mães, onde são partilhadas preocupações e acontecimentos significativos ocorridos na última semana;

Leitura de uma história que introduz a actividade seguinte e promoção da criatividade através da realização de projectos artísticos e didáticos, facilitadores da expressão de sentimentos (fazer colagens em espelhos, pintar em canecas com tinta própria de cerâmica, desenhar e construir um relógio de cozinha, criar colares a partir de tecido e berlindes, entre outros);

Por último, cada membro do grupo realiza uma apreciação positiva sobre cada trabalho desenvolvido na sessão, valorizando sempre o esforço de cada Mãe, independentemente da sua vocação artística.


“Relembrando todo o desenvolvimento das Mães que estão acolhidas na Casa de Santa Isabel, desde a primeira sessão, em Outubro, até à actualidade, é de extrema importância referir a evolução observada a nível da partilha e da proximidade afectiva nas relações intragrupais. Estamos perante grupos divertidos, em que as Mães partilham histórias comuns e se entreajudam na realização dos projetos. O Darte tem desempenhado um papel essencial na vida destas Mães. Enquanto grupos divertidos e informais, as Mães partilham histórias e desenvolvem laços entre si, reforçando o sentimento de entreajuda no grupo. Quer necessitem de silêncio, quer necessitem de desabafar, as nossas Mães sabem que o poderão obter nestas sessões.” Testemunho de Joana Serpa – Psicóloga Estagiária. 


Concerto de Natal

 Concerto de Natal apoia Instituições de Solidariedade Social.

Jovens de diferentes movimentos católicos juntaram-se de novo para um magnífico Concerto de Natal, que teve lugar nos dias 21 e 22 de Dezembro na Igreja da Encarnação e no Colégio São João de Brito, respectivamente. Foram dois concertos muito inspiradores. Grupos de jovens que, para além de gostarem de cantar, também gostam de ajudar. A receita da venda dos bilhetes reverteu, na íntegra, para duas instituições – o Apoio à Vida e o Banco Alimentar.

Muito Obrigado!

 


 Formação Procura de Emprego Adecco - okFormação Procura de Emprego – Adecco

No âmbito do apoio à inserção profissional, foram transmitidas técnicas importantes para a procura de trabalho.


No dia 6 de Dezembro, a empresa Adecco promoveu, no Apoio à Vida, e no âmbito do projecto Talentuus, uma formação em Técnicas de Procura de Trabalho.
Ao longo de 2 horas, 6 candidatos a um emprego foram formados por um Técnico da Adecco que, para além de lhes ensinar as técnicas mais importantes na procura de trabalho, lhes transmitiu igualmente aquilo que o empregador espera do candidato.
Poder promover um espaço de formação e de diálogo entre uma das maiores empresas portuguesas de trabalho temporário, recrutamento e selecção e os nossos candidatos foi um passo importante no trabalho desenvolvido pelo Apoio à Vida na área da inserção profissional.

 


Mais Proximodade Mais vida - OKVisita entre Instituições

Lanche na Casa de Santa Isabel com a Instituição “Mais Proximidade, Melhor Vida”.


A Casa de Santa Isabel recebeu a Instituição “Mais Proximidade, Melhor Vida”, para um lanche que juntou as Senhoras desta Instituição e as nossas Mães e crianças. Eram perto de 30 Senhoras, muito contentes com esta oportunidade de convívio e por poderem oferecer as malhas que fizeram para os bebés acompanhados pelo Apoio à Vida. Foi um momento de convívio muito divertido!

Mais Proximidade, Melhor Vida (MPMV) é um projecto inserido no Centro Social Paroquial de São Nicolau que apoia pessoas idosas residentes na zona da Baixa de Lisboa. Actua nas freguesias de São Nicolau, São Cristóvão e São Lourenço, fazendo o acompanhamento de 120 pessoas, na sua grande maioria elementos do sexo feminino, com uma média de idades de 86 anos e com diversos graus de autonomia.

 


botoeslaterais1

Botao Lateral Historias Reais 1

botoeslaterais2