Header visitaguiada

header arrow

FAÇA AGORA A SUA VISITA GUIADA

E abrace este projeto connosco

O que fazemos icon slide 01 02

Olá, sou a Maria e tenho muito gosto em apresentar-lhe a Escola de Talentos do Apoio à Vida.

É aqui que formamos diariamente as nossas alunas em Serviços Domésticos e Apoio à Família e as acompanhamos na procura de emprego. Um dos grandes objetivos do nosso trabalho é a autonomia de cada aluna. Continue para saber mais.

O que fazemos icon slide 01 02

A Escola surgiu em 2014, na sequência da criação do departamento de Inserção Profissional do Apoio à Vida. O objetivo é capacitar as Mães acompanhadas pela associação que se encontrem em fase de autonomia. Cada turma tem 6 ou 7 alunas e conta com cerca de 12 formadoras voluntárias. Saiba, a seguir, quais são as disciplinas.

O que fazemos icon slide 03

Formação Humana – é a única matéria totalmente teórica, mas uma das mais importantes. Durante estas aulas procuramos transmitir o valor do compromisso na vida pessoal e profissional, a importância de definir prioridades, de traçar um caminho com objetivos, autonomia, liberdade e responsabilidade. Reforçamos, também, a importância do brio naquilo que fazemos, a necessidade de cumprir horários e regras e o sentido de dever.

O que fazemos icon slide 04

Limpeza e Arrumação da Casa – o objetivo principal é saber limpar e arrumar todas as divisões de uma casa com a metodologia que cada uma implica, dos quartos à sala; das zonas comuns à cozinha; e ainda a especificidade das casas de banho. Nestas aulas, as alunas aprendem, ainda, a fazer bem as camas, a limpar vidros e diferentes tipos de chãos e a pôr uma mesa mais bonita.

O que fazemos icon slide 05

Lavagem e Tratamento de Roupa e Noções Básicas de Costura –  saber ler os símbolos das etiquetas, conhecer os programas da máquina de lavar, não misturar cores nem diferentes tipos de roupa são as bases fundamentais desta disciplina. Mas também ensinamos a tirar nódoas, truques para estender a roupa, passar a ferro na perfeição e dobrar meias, bem como a saber coser um botão ou fazer uma bainha.

O que fazemos icon slide 06

Cozinha – porque saber cozinhar é uma das características mais valorizadas, as alunas põem mãos à obra e aprendem os princípios básicos da cozinha caseira. Em todas as aulas fazem uma sopa, dois pratos e uma sobremesa. E, como boas fadinhas do lar, aprendem a aproveitar sobras e a fazer petiscos bons e baratos. Gostava de conhecer estas aulas? Visite-nos e almoce connosco.Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O que fazemos icon slide 06

Bebés e Crianças – todas as nossas alunas são Mães e todas sabem cuidar de bebés. No entanto, os seus hábitos podem estar muito ligados às suas culturas. Nestas aulas o objetivo é mostrar-lhes como cuidamos de bebés e crianças em Portugal. Além disso, são uma boa ocasião para lhes darmos mais conhecimentos sobre a nossa cultura, a nossa realidade e como funcionam as nossas casas.

O que fazemos icon slide 06

Cuidadores Informais Idosos e Dependentes – recebemos muitos pedidos de empregadas para tomarem conta de idosos e dependentes. Sendo uma grande mais-valia para as alunas, apostamos nestas aulas, que são sempre dadas por enfermeiras. Assim, as nossas formandas ficam aptas a tratar de alguém com respeito, responsabilidade e segundo as regras e princípios fundamentais dos cuidados especiais.

O que fazemos icon slide 09

Consultoria de Imagem – nesta disciplina cada aluna percebe como pode estar mais arranjada e bonita. Implicitamente, fica mais confiante e a gostar mais de si própria. Na prática, descobrimos com ela a roupa que lhe fica melhor, que maquilhagem deve usar, etc. Também ensinamos como se apresentar numa entrevista, da maneira de vestir à forma de cumprimentar e tratar o seu interlocutor.

O que fazemos icon slide 10

Gestão Orçamental – Nesta disciplina, procuramos transmitir estratégias para uma boa gestão orçamental: planear e monitorizar gastos, bem como priorizar despesas. Estes conhecimentos permitem-lhes passar a adotar boas práticas e contribuem para que se sintam mais confiantes quanto ao seu futuro.

O que fazemos icon slide 11

Agora que já conhece mais sobre o trabalho desenvolvido pela Escola de Talentos, quer ajudar-nos a chegar mais longe?
Escolha como apoiar

A nossa Missão:
Formar as alunas, atribuindo-lhes o maior número de ferramentas e capacitá-las para poderem ingressar no mercado de trabalho, permitindo-lhes criar um novo projecto de vida.

O que fazemos:
A Escola de Talentos, é, tal como o nome indica, uma escola onde, através de um curso intensivo de 3 meses, com aulas práticas e teóricas ministradas numa Casa Modelo, as alunas aprendem a desempenhar as diversas tarefas envolvidas no trabalho doméstico e no cuidado a crianças, idosos e dependentes.
Contamos com cerca de 25 formadoras voluntárias, com experiência em cada uma das áreas e, mais do que uma escola de formação, somos uma escola de amor. Aqui, cada aluna é acompanhada de perto por pessoas que têm a preocupação de ajudar a desenvolver o seu potencial. O nosso grande objetivo é fortalecer estas mulheres a partir do seu interior e mostrar-lhes o seu valor e dignidade próprios.
Os cursos compreendem oito disciplinas, procurando ir ao encontro da realidade diária de uma casa de família e sensibilizando as alunas, sempre que necessário, para a nossa cultura, hábitos e costumes. Concluída esta formação, as alunas estarão desejavelmente aptas a trabalhar com mais confiança e segurança, recebendo um diploma com a indicação das disciplinas aprendidas ao longo do curso, o que lhes garante uma maior probabilidade de sucesso na procura de emprego.

 

 

DICAS DA ESCOLA DE TALENTOS

SAIBA MAIS

DICAS DA ESCOLA DE TALENTOS

SAIBA MAIS